segunda-feira, 25 de setembro de 2023

544 pessoas participam da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental - Padre Ticão

Aconteceu no último sábado (23/09/2023) de forma virtual a I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental. Essa Conferência é uma das etapas que antecede a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.





Realizada pelo aplicativo Zoom e transmitida pelo canal de Youtube da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis e as suas demais redes sociais (Twitter e Facebook), a Conferência contou com a participação de 553 pessoas de todas as regiões do Brasil e de 23 (vinte e três) estados da federação mais o Distrito Federal.



Depois de quase 6 (seis) horas de Conferência a plenária aprovou as 12 prioridades de abrangência nacional para serem encaminhadas para Brasília no relatório final da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental - Padre Ticão.

Fiquem ligados em breve mais notícias....


ERRATA: Após verificação minuciosa na lista de presença da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental se verificou a existência de 9 cadastros duplicados.
Assim o número correto de participantes é de 544.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Conheça as Diretrizes e 12 propostas de abrangência nacional da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental

 


Acontece amanhã (23/09/2023 às 16h) de forma virtual a I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental.

Essa conferência é etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, e visa contribuir com políticas públicas trazendo a Cannabis para a Saúde Mental.

A Comissão Organizadora da Conferência Livre traçou as Diretrizes e Propostas de abrangência Nacional que irão compor o Relatório que será encaminhado para Brasília, e você que está inscrito ainda pode contribuir indicando subeixos para as propostas prioritárias. Conheça as propostas:

Diretrizes

Conferência Livre Nacional de

Cannabis Sativa e Saúde Mental

Diretriz I: Inserção da Cannabis sativa nas Políticas Nacionais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e na de Práticas Integrativas e Complementares, com Educação Popular sobre seus usos tradicionais e religiosos.

Propostas prioritárias:

1. Inserção da Cannabis sativa L. no formulário fitoterápico da farmacopeia, na agricultura familiar/MDA, Farmácia Viva e MAPA vigente e nos Programas de Plantas Medicinais do Ministério da Saúde (Memento Fitoterápico - RENISUS - RENAFITO - PNPMF e PNPIC). Essas inserções e inclusões deverão ser realizadas através de orçamento do Ministério da Saúde, oriundo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – SSCTIE/MS, entre outros.

2. Promover/Incentivar o Conhecimento nos formatos da Educação Popular em Saúde, assim como na Educação Formal (ensino médio à universidade), em estabelecimentos privados ou não, sobre os usos tradicionais e religiosos, gerando consciência sobre os saberes ancestrais, além do reconhecimento cultural e histórico dos povos sobre a Cannabis sativa.


Diretriz II :  Descriminalização do Usuário e Paciente, a Reparação Histórica e Acesso e Normatização do Cultivo Doméstico e Associativo de Cannabis sativa

Propostas prioritárias:

3. Acesso aos cuidados de saúde independente da condição social ou econômica, garantida a política de cotas em todas as fases e espaços, da produção ao comércio da cannabis terapêutica e do cânhamo, integrando a política de Drogas visando reduzir danos e alcançar a justa reparação histórica da população discriminada, encarcerada, dependente de diversas substâncias químicas, além de outros usuários dos CAPS, promovendo a inserção da cannabis terapêutica como estratégia de cuidado, buscando a autonomia dos principais atores envolvidos e sob a ótica antimanicomial e anticarcerária.

4.Atualizar as políticas de combate ao tráfico de drogas propondo a descriminalização dos usuários e pacientes de cannabis além de investimento em propagandas voltadas à orientação sobre os efeitos colaterais do uso adulto, semelhante às campanhas publicitárias sobre o preconceito e estigma. 

5. Fomento e apoio às cooperativas e associações através da agricultura familiar, através da criação do Programa de Cultivo Controlado ( cadastro de pacientes, profissionais de saúde , etc) apoio ao cultivo por pequenos grupos, como clubes e associações.

Diretriz III:  Criação de Política Nacional de Uso Terapêutico de Cannabis sativa

Propostas prioritárias:

6. Criação de um Departamento ou Agência Nacional de Cannabis Terapêutica, e, assim, criar o grupo técnico de trabalho multidisciplinar e interministerial, visando à elaboração do plano de Política Nacional de Uso de Cannabis para o tratamento de enfermidades de impacto na Saúde Mental.

7. Autorizar a dispensação nas farmácias do SUS de óleos terapêuticos e demais formulações à base de Cannabis, a partir de plantas cultivadas no Brasil e produtos aqui produzidos, seja pela indústria farmacêutica, pelas associações canábicas e, ainda, pelas farmácias vivas do SUS e pelas farmácias de manipulação brasileiras, com o objetivo de baratear os custos e democratizar o acesso, assim como possibilitar ao profissional habilitado prescrever a dose individualizada e específica para a necessidade de cada paciente.


Diretriz IV - Previsão Orçamentária, Gestão Interfederativa com Formação Continuada, Multiprofissional e Interdisciplinar em Cannabis dentro dadas políticas públicas em Saúde Mental

Propostas prioritárias:

8. Apoiar-se no conhecimento das universidades, das associações de estudos da Cannabis e associações de pacientes de Cannabis medicinal, visando permitir uma política de formação continuada sobre as terapêuticas de produtos à base de Cannabis sativa L., para profissionais de saúde e usuários adultos. Prover estímulos à inserção na grade curricular das graduações de saúde o sistema endocanabinóide (ouvir conselhos de classe profissional e segurança jurídica de apoio institucional);

9. Criação de centros de referências e de fundo de pesquisa em Saúde Mental e Cannabis em tempos de pandemia e pós pandemia. Assim como centros para a capacitação, produção, manuseio/extração e uso terapêutico do óleo medicinal de Cannabis, responsáveis por supervisionar o uso da Cannabis, fornecendo informações sobre a planta e apoio às pesquisas clínicas.

10. Disponibilizar a terapêutica da Cannabis em suas múltiplas formas de acesso para as pessoas em sequelas decorrente da pandemia de COVID-19.

11. Fortalecimento da cadeia produtiva de Cannabis, com a inserção de pacientes da Saúde Mental e seus familiares em trabalho protegido.

12. Possibilitar o acesso Cannabis medicinal em centros especializados de tratamento para o público infantojuvenil, tendo em vista a eficácia já comprovada do potencial terapêutico dos canabinóides em diversas patologias (neurológicas e psiquiátricas) que acometem este grupo em específico.


sábado, 16 de setembro de 2023

Mais de 740 pessoas já se inscreveram para participar da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental

Já somos mais de 740 (setecentas e quarenta) pessoas inscritas para participar da I  Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental que acontecerá no dia 23/09/2023 às 16h.

Com as inscrições realizadas até o presente momento a Conferência já cumpriu as exigências para ser considerada de âmbito nacional conforme estipula o Documento Orientador para Realização das Conferências Livres Nacionais.

Hoje já contamos com inscrições nas 5 (cinco) regiões brasileiras, conforme pode ser observado no gráfico abaixo:

Também já temos inscritos de 25 (vinte e cinco) estados e do Distrito Federal. No momento o único estado brasileiro que ainda não temos inscritos é o Amapá, onde já convocamos os amapaenses para se inscrever e participar da nossa Conferência.

Já quanto ao segmento das pessoas inscritas 38,7% são profissionais de saúde, 28,9% são estudantes e 16,5% são usuários de Cannabis medicinal, no gráfico abaixo vc pode verificar a porcentagem de todos os segmentos:

Outro dado importante das inscrições para participação da Conferência é que a maioria 64,4% dos inscritos se declararam do sexo feminino contra 35,2% que se declararam do sexo masculino e 0,4% como intersexo, isso mostro a força das mulheres quando o assunto é Cannabis.

Assim está se construindo a I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental.

Se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo, se inscreva clicando no link abaixo e venha conosco construir as políticas públicas de Cannabis e Saúde Mental que queremos.

INSCRIÇÕEShttps://forms.gle/nsxsrocQoAQBdD4v9


34 entidades sociais e movimentos sociais já manifestaram seu apoio à I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental


A I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental que acontecerá n/o próximo sábado (23/09/2023 - às 16h) já recebeu o apoio para a sua realização de 34 (trinta e quatro) entidades e movimentos sociais do Brasil.

Porém ainda dá tempo da sua entidade ou movimento social oficializar seu apoio à realização desta Conferência que é um marco, visto ser uma oportunidade de apresentarmos para o Conselho Nacional de Saúde e para o Ministério da Saúde propostas de políticas públicas na área de Saúde Mental, trazendo para o tema a Cannabis e como ela pode ajudar pacientes e seus familiares trazendo qualidade de vida para todos.

Se você representa alguma entidade ou movimento social e quer manifestar o apoio à realização da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental basta preencher o formulário no link abaixo e compartilhar em suas redes sociais e sua rede de apoiadores as divulgações da de inscrição e realização da Conferência.

CLIQUE AQUI PARA MANIFESTAR SEU APOIO

https://forms.gle/TqmrZewBxce225hy7

Lembrando que o formulário acima estará aberto para novas adesões somente até o dia 19/09/2023 (terça-feira), então não deixe para última hora para manifestar seu apoio.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS: I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental



Estão abertas as inscrições para a I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental que acontecerá de forma virtual no dia 23/09/2023 às 16h, onde elegeremos até 12 propostas abrangência nacional sobre Cannabis e Saúde Mental e sues eixos que serão encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que acontecerá em Brasília no mês de dezembro.


Essas propostas visam a construção de políticas públicas nacionais sobre o tema, e você pode contribuir com isso.


Inscreva-se para participar da Conferência e ajude a construir o Brasil que queremos, com a planta e o paciente livres e com acesso ao medicamento via SUS.


A inscrição é gratuita e serão emitidos certificados para os participantes.

Link para inscrição: https://forms.gle/GA8KwNDNUphmBAZN8


#cannabisesaudemental #conferencialivrenacional #5CNSM #ICLNCSM #padreticaopresente #profcarlinipresente #raphaelmechoulampresente

terça-feira, 12 de setembro de 2023

20 entidades formam a Comissão Organizadora da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental


I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental começa a tomar forma, neste último domingo (10/09/2023), onde vinte entidades da sociedade civil organizada manifestaram interesse em ajudar na organização da Conferência que acontecerá na modalidade virtual no dia 23 de setembro de 2023 às 16h.

A Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis - SBEC se habilitou junto a comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental para realização de uma Conferência Live Nacional.

Para essa Conferência ser validada e considerada de âmbito nacional, alguns requisitos devem ser cumpridos, tais como:

- abranger pelo menos 09 (nove) Unidades da Federação;

- distribuídas em 03 (três) regiões geográficas do Brasil.

Para essa tarefa, a SBEC convidou as entidades que a ajudaram e apoiaram a realização, em maio desta ano, da I Conferência Livre Nacional de Cannabis Medicinal, etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde que aconteceu em julho deste ano.

Além da SBEC, mais 19 entidades manifestaram interesse em colaborar na organização da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental, são elas:

1. Associação brasileira de acesso do Rio de Janeiro - AbraRio

2. Associação brilho verde - ABV

3. Associação de Retinopatia Norte Fluminense/Retina Campos - ARNF/RC

4. Associação Mãesconhas do Brasil - Mãesconhas 

5. Associação Tijucanna Cannabis Terapêutica - Tijucanna

6. Ayomidê Yalodê Coletiva de Mulheres Negras e LBTs - AYCMN LBTs

7. Colegio de educação profissional hélio augusto de Souza - Cephas

8. Coletivo Mente Sativa Goiânia - Mente Sativa Goiânia 

9. Cura da Alma Espaço - OSC CAE

10. Federação das Associações de Cannabis Terapêutica - FACT

11. Fórum Popular de Saúde de São Paulo - FPS-SP

12. Fundação Terra Mirim - Centro de Luz - FTM-CL

13. Instituto Força Dourada - Força Dourada

14. Instituto Tricomas de Acesso a Cannabis - ITAC

15. Kannabbons - Knbbs

16. Mães e avós em luta por saúde – Paquetá - MA - Paquetá

17. Maria Flor Associação Cannabica - Maria Flor

18. Movimento de Mães Jardineiras - MMJ

19. Sítio Divina Floresta - SDF

20. Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis - SBEC


Caso você faça parte de alguma entidade da sociedade civil que gostaria de manifestar seu apoio a realização da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental ainda dá tempo, basta preencher o formulário abaixo e compartilhar em suas redes sociais os materiais de divulgação da Conferência. Venha engrossar esse time:

ENTIDADES MANIFESTEM SEU APOIO A CONFERÊNCIA CLICANDO AQUI

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Vem ai a I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental

 

Vem ai a I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental. Ela é uma das etapas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.


A Comissão Temática de Saúde Mental da SBEC junto com parceiros estão organizando para o dia 23 de setembro de 2023 às 16h, a realização virtual da I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental, onde vamos discutir as propostas de políticas públicas sobre Cannabis e Saúde Mental para o Brasil.

 

É de suma importância a sua participação, vamos juntos construir o Brasil que queremos, com a planta livre.

 

Para ficar atento as atualizações sobre a Conferência, acesse o site da Conferência de Cannabis Medicinal no endereço eletrônico: https://conferenciacannabismedicinal.blogspot.com/

Inscrições em breve.

Vitória Coletiva: Moção pela Regulamentação da Cannabis Terapêutica é Aprovada na 5ª Conferência Nacional de Saúde

  Moção pela Regulamentação da Cannabis Terapêutica Estamos emocionados em compartilhar uma conquista que ecoou pelos corredores da 5ª Confe...